Total de visualizações de página

Ministério

Marco Antonio Lima do Lago,
nascido em Jequié no estado da Bahia, se  converteu em Julho de 1993 na PIB (Primeiro Igreja Batista de Jequié) presidida e pastoreada pelo Pr.Jess Carlos Monteiro Costa, foi batizado  e logo se envolveu com várias atividades ligadas a este ministério.
Durante algum tempo trabalhou na congregação pertencente a PIB na mesma cidade e desenvolveu trabalhos no grupo de teatro (URI). Por direção do Senhor, no ano de 1994 pediu a pastor que o enviasse a Jocum (Jovens com uma Missão) em Salvador capital do Estado, nesse tempo fez a ETED (Escola de Treinamento e Discipulado), desenvolveu vários trabalhos evangelísticos na capital baiana, em favelas e no Pelourinho, após alguns meses de treinamento foi em equipe para o interior do Estado desenvolver diversas atividades no objetivo de proclamar as Boas Novas do Senhor Jesus. Como o principal objetivo era passar um curto período na Jocum, pois a visão estava focada em ingressar no seminário e posteriormente se dedicar as atividades pastorais, retornou para sua cidade natal em dezembro de 1994 e em  fevereiro de 1995 por aprovação da igreja local em assembléia foi enviado como seminarista da igreja para o STEB( Seminário Teológico Evangélico do Brasil), na cidade de Belo Horizonte-MG,  instituição pertencente a CBN (Convenção Batista Nacional). Durante 4 anos se preparou para melhor servir o Reino, morando no internato do seminário conheceu pessoas de vários estados brasileiros com quem compartilhou sua visão, ainda como seminarista trabalhou na Igreja Batista Nacional da Pompéia, pastoreada pelo Pr.Roberto Moraes da Costa, no período de 1995-1999, tempo maravilhoso de grande crescimento, nesta fase já tinha sido consagrado a pastor no ano de 1997, antes mesmo da formatura Deus deu essa graça, ainda na Igreja da Pompéia, trabalhou como pastor auxiliar especificamente na Juventude. Durante este tempo, conheceu sua amada esposa Elaine Lago na igreja, no ano de 1996, ficou noivo no mesmo ano e vindo a se casar em 26 de dezembro de 1997. No ano de 1998 formou-se no curso de Bacharel em Teologia, ainda em 1997 já vinha trabalhando como professor da extensão do SEBEMGE (Seminário Batista do Estado de Minas Gerais), em Contagem, cidade metropolitana de BH, oportunidade dada pelo Pr.Vilmar Santos. No ano de 1999 ingressou de vez na vida acadêmica dando as primeiras aulas no então seminário de sua formação que foi uma grande honra voltar como professor logo após a formatura, convite feito pelo Reitor Pr. Orlando Silva e pelo Diretor Acadêmico PR. Adilson Umbelino, homens que acreditaram no seu trabalho, como docente lecionou diversas disciplinas (Hermenêutica, Introdução Geral a Bíblia, Religiões Comparadas, Teologia Bíblica do Novo Testamento), logo em seguida foi convidado para lecionar no SEBEMGE de Belo Horizonte, tendo como diretor o Pr. Marcelo e posteriormente Pr. Adilson como Reitor, Pr.José Carlos como diretor acadêmico (tempo muito bom), desenvolveu durante esse período diversas aulas em Jornadas Teológicas curso que acontece no período de férias para atender a todo público cristão e em especial alunos do interior de Minas Gerais.

Em Fevereiro de 2000 foi indicado pelo Pr.Claudio Giomar de Lima, secretário da CBN-MG, para pastorear uma igreja em terras distantes, bem no centro do Brasil, aceitando o desafio, dirigido pelo Senhor, foi convidado pela Igreja Batista Nacional Filadélfia na cidade de Colinas, no Estado do Tocantins, para assumir a presidência do ministério local.  Tempo que durou de 2000-2005, foram cinco anos de muitos desafios e conquistas, paralelo ao trabalho na igreja, teve a oportunidade de lecionar na Escola Estadual Castelo Branco, Colégio João XXIII (escola de formação católica, aonde nunca na história  um pastor  havia trabalhado), para honra e glória do Senhor foi feito um ótimo trabalho, tendo como recompensa na cidade o 2º lugar como melhor professor de Biologia. Desenvolveu área docente também No Instituto de Filosofia e Ciências Religiosa do Maranhão (Faculdade de Filosofia e Pedagogia que tinha um Pólo no Tocantins), a convite do coordenador geral no Estado Srº João Barbosa nesta instituição teve a oportunidade de ser professor e coordenador pedagógico do curso de Filosofia, atuando também em outro Pólo na cidade de Nova Olinda-TO. Ainda no Tocantins, trabalhou como professor na extensão do Instituto Betel Brasileiro na cidade de Araguaina, na direção do Pr. Adonias Pontes. Como pastor local na cidade de Colinas, fundou a ACEF( Associação Cultural e Educacional Filadélfia), entidade filantrópica, conveniada com  a prefeitura local, criou a EBF (Escola Batista Filadélfia), no sistema de educação infantil (tempo precioso em nossas vidas). Vinculado a ACEF, foram feitos vários cursos profissionalizantes no objetivo de atender á comunidade carente da cidade. Por indicação do vereador José Maria, o pastor Marco Lago, recebeu o título de Cidadão Honorário na cidade por ter prestado relevantes serviços na mesma.

Em Fevereiro de 2005, orientado pelo Senhor e depois de cinco anos trabalhando no Estado Tocantins, foi direcionado a deixar o pastorado da Igreja Batista Filadélfia, e no mesmo período retornou para Belo Horizonte ficando assim na dispensação do Senhor e por 6 meses optou em família por descansar um pouco e buscar uma direção específica do Senhor para continuidade da visão ministerial, período esse que foi marcado pelo trabalho docente no STEB E SEBEMGE lecionando algumas disciplinas e fazendo novos amigos, pregando em algumas igrejas e congressos tanto em Belo Horizonte como no interior do estado e alguns convites foram feitos para assumir trabalhos , no entanto Deus não o orientou a dar continuidade aos mesmos. Em conversa com o Pr. Claúdio Giomar decidiu buscar em Deus direção para implantação de uma nova igreja em Belo Horizonte, em constante aliança com o Pr. José Rêgo (Pr.Zezinho), nasceu no coração do Pr. Marco e da sua esposa Elaine Lago a visão da nova igreja no bairro Santa Inês. Em Julho de 2005 os trabalhos para o nascimento da nova obra começou a tomar forma e pela graça de Deus eterno em 06 de agosto de 2005 foi inaugurada a Igreja Batista Manancial no bairro Santa Inês na cidade de Belo Horizonte, trabalho esse que começou com a família pastoral e apoio de alguns amigos que vieram para prestigiar a inauguração, como o passar dos meses Deus foi enviando as famílias e novas pessoas que se integraram como membros ativos da obra.

Atualmente tem sido uma grande benção no pastoreio em Belo Horizonte que veio para inaugurar uma nova fase do ministério cheia de vitórias e conquistas.

Pr. Marco Antonio Lima do Lago
Formação: Bacharel em Teologia
Bacharel em Letras
Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (UFRJ)
Professor de Redação de cursinho preparatório para concursos públicos em Belo Horizonte.
Esposa: Elaine de Melo Lago - Bacharel em Teologia
Fiel ajudadora no ministério
Filhos: Esther de Melo Lago
Ana Luiza de Melo Lago
Pedro Vítor de Melo Lago